terça-feira, 30 de setembro de 2008

Hábitos Suecos

Depois de três meses a viver nesta terra de filetes… É bom que já tenha aprendido alguns hábitos suecos. Aqui os partilho convosco:
  • Apresentações: Estes suecos são tarados pelas apresentações: só falam se forem apresentados, por isso se tivermos com mais amigos e eles não se conhecerem temos que os apresentar que eles não se orientam sozinhos.
  • Cumprimento: Quando se conhece alguém, dá-se um passou-bem. À segunda vez já se dá o famoso abraço sueco. Ora o abraço sueco tem a sue arte que eu ainda ando a tentar decifrar. Trata-se de um meio-abraço, que pode possuir algumas variações, desde umas palmadinhas nas costas até ao auge da intimidade no qual se encostam as caras e para os mais ousados se pode chegar a dar um beijinho. O grau de intensidade com que se aperta o abraço tem a ver com o nível de amizade que temos com a pessoa… Entendido? Eu… quando me apresentavam… queria logo abraçar toda a gente… ERRADO! Isto resultava numa luta de indecisão e hesitação entre mim e o coitado que estava a cumprimentar! Ou então um manhoso roçar de caras que é a coisa mais estúpida de todos os tempos, como deu a Raquel ao meu colega de casa! Hehe
  • Visitar a casa das pessoas inclui deixarem os sapatos na entrada. O cuidado das meias tem que ser especial: nada de meias com buracos, bonecos foleiros, ou sair de casa à pressa com uma meia de cada naipe porque depois acontece-vos o mesmo que a mim: No fim do dia vou visitar um casal amigo e tenho k mostrar as ditas… Em vez disso comprem meias de famosos designer suecos e não se raltem tanto com os sapatos.
  • Filas: Não há filas… Tem que se tirar senha para tudo. Assim que entrem nalgum lado procurem imediatamente a máquina das senhas!
  • Pão: O pão corta-se às metades, como para fazer uma sandes… mas não as ponham juntas!!! Em vez disso come-se uma de cada vez e deve-se ter um cuidado especial ao tratar do pãozinho: primeiro vai a manteiga, depois tudo o que possam imaginar, por camadas: queijo, pepino, pimento, bolas de carne frias, peixe fumado, compota de laranja, peixe cru, caviar, beterraba com maionese, camarões… Quanto mais ingredientes tiver melhor, se os conseguirem equilibrar!!! A semana passada voltei ao meu querido pão com manteiga… o meu estômago já não se estava a dar bem com as misturas.
  • Não COMAM: Uma coisa que parece que está numa embalagem de manteiga e tem ar de saladinha com maionese: É maionese com Frutas!!! Nojento!!! Depois há outra coisa k parece um tijolo castanho, ou uma barra de plasticina…. È queijo norueguês, a coisa mais estranha de sempre. Tem a mesma consistência da plasticina, até dá para fazer bonequinhos. É queijo de leite condensado de cabra cozido. Mas o que é mesmo mau é a versão em creme… Não se deixem enganar!
  • Refeições: Ao pequeno-almoço come-se que nem um porco. Não se almoça, ou então petisca-se qualquer coisa às 11h30, meio-dia. Janta-se às 6h00
  • Viagens: Não se orgulhem de ter ido a Berlim ou à Noruega… como eu… em conversa com qualquer sueco irão descobrir que todos eles já deram pelo menos duas voltas ao mundo depois de acabado o liceu…
  • Moda sueca: Gosto especialmente da moda sueca. Aqui as pessoas não têm o hábito de se arranjar muito mas usam coisas tão trendy que fica um resultado mesmo giro. Agora sou fã das leggins, e também quero um par de óculos vintage… daqueles óculos para ver gigantes que a nossa avó usava, com aros dourados, pretos ou castanhos… lindo!!! A moda masculina, contudo, ainda não me convence muito. O cabelo é curto dos lados e depois com uma franjinha oleosa caída à frente… Óculos de aros de plástico e a roupa toda dois tamanhos abaixo do que devia ser.
  • Homem que é homem MACHO, na Suécia, orgulha-se de passear nas ruas com o seu cãozinho lulu, com o pelinho aparado em bolinhas… ou então um Chiwawa (hehe… não resisto)
  • Instruam-se em jogos de tabuleiro, pois vão passar muito tempo a jogá-los… tarde e tardes…
  • Preparem-se para sair e bombar a noite toda sem beber um único copo de álcool…
  • Preparem-se para ser expulsos das esplanadas dos cafés às 10h00 da noite, e dos bares à uma…
  • Não falem alto na rua.
  • Esperem ir a muitas sessões de cinema ao ar livre… mesmo que esteja a chover ou um briol do caraças…
  • Arranjem muitos amigos porque as melhores festas são em casa!
  • Enfeitem as janelinhas como montras, com velinhas, plantas e bonecos de porcelana, virados para a rua…
  • Como diz um amigo meu, o lema da Suécia é “Cosy inside!”

E preparem-se, pois incrivelmente vão-se apaixonar por todos esses hábitos estranhos… E, uma vez acontecido isso, nunca mais serão iguais!

Ao som de: Ryan Adams - Rip Off

4 comentários:

Papoila disse...

Isso das meias tem muito que se lhe diga...

Uma vez mandaram-me tirar as botas no aeroporto (nunca tal coisa me tinha acontecido...)...e tinham uns buraquinhos, ai... tão envergonhada que fiquei...

por outro lado só me apeteceu escangalhar a rir...

eheheh

prontos, agora tou praqui a rir-me sozinha...
mas agora quando viajo calço sempre o meu melhor par de meias

ahahahah

Unknown disse...

Parece uma descrição tão perfeitinha, tendo em conta o pouco que conheci.

E, sim, lembro-me da despedida nocturna, no meio da rua. Completamente desorientada consegui, em cinco segundos, estender a mão, recolher a mão, avançar a cara e recolher a cara, abrir os braços para um abraço que não devia ser apertado, e acabar por dar um beijinho que se perdeu nos ares suecos.

E também me lembro do queijo. Parecia um naco de caramelo.

Lígia disse...

Ainda andei a comer esse queijo de plasticina aqui no pequeno almoço do trabalho, é sempre uma aventura!

Ah! E esqueci-me de falar no tempo! As conversas com os suecos vão SEMPRE parar a comentários metereológicos... terminando com uma previsão do terrível inverno que está para vir! Já estou farta!

Primas disse...

Oh pá!! Adorei!!! É mm assim :)) style sueco! mas há qq coisa nesta diferença toda que nos atrai!!