segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Milão: reflexão


Fui a Milão no fim de semana, ficam alguns pensamentos escritos durante a viagem...

A partida
Ainda nem saí do aeroporto e já consigo cheirar esse espírito latino. Está a nevar em Milão: voo atrasado 3 horas. Três preciosas horas das 43 que lá iria passar. Restam-me 40 agora. Preciso de bebê-las, saboreá-las a cada minuto. Absorver tudo, tudo o que conseguir.

Porque, enquanto esperava, me apercebi para onde ia. Ia para sul. E as saudades apertam tanto de um sítio que não conheço mas que é o mais próximo que posso chamar de casa.

Ao chegar à porta de embarque começo a reviver memórias. A língua, provavelmente uma das mais belas do mundo. Língua que partilha as mesmas origens que a minha e que me faz reconhecer-lhe as palavras. Um latim atemporal, uma herança originada há centenas de anos e que hoje me derrete o coração de saudade.
Cabelos negros, palavras soltas, sorrisos despreocupados, olhares, pessoas bonitas… …homens bonitos.

Desculpem-me os nórdicos, e todos os suecos. Há qualquer coisa de mais encantador nos povos latinos.

Será a nossa visão de beleza? Serão as palavras? Será algo mais misteriosos e mais profundo detrás de cada olhar?

Será porque, a cada momento, acreditamos viver mais felizes, com um pouco menos de ordem, um pouco mais de sonho e de poesia? E mais coração?

Mal consigo esperar…



O regresso
A minha viagem a Milão foi uma viagem de reflexão, de pensamento, quase espiritual, comparável a um retiro nos templos mais recônditos.

Nas suas ruas, nas suas gentes, nos sorrisos e olhares, nos abraços e um carinho especial, maternal a cada gesto, descobri motivos para pensar em coisas maiores. Os meus valores. A minha identidade.

O que senti por esta terra foi uma nostalgia tão grande, uma saudade, sem nunca antes a ter pisado. Incrível. Senti-me em casa num lugar distante.

Aqui encontrei os mesmos laços fortes que tenho em Portugal, os amigos, a família, as relações. Os cafés, os cafés!!! A comida! A vida de um bar qualquer. Os pequenos prazeres da vida. Diferentes prioridades, o coração em detrimento do conforto.

Pessoas que vivem como eu sempre aprendi a viver, e dão valor à sua existência em função dos outros. Tinha-me esquecido. Desta familiaridade, dos dias todos iguais, suporte que nos estabiliza.

E porquê pensar nos outros? Porque não vivemos sozinhos neste mundo, e o nosso espaço não só nos pertence.

Fiquei a rebentar de nostalgia, com um qualquer almoço de família de sábado com pais, filhos, netos. Apenas um dia qualquer, mas saber, por isso mesmo, que aqui as relações duram para sempre. E é do meu sangue a parte do sangue que nos ouve.


Sim. Lembrei-me dos meus valores essenciais, afirmei-os.

E sinto-me orgulhosa das minhas raízes.


...em breve o entretanto...

Ao som de: Mafalda Veiga - Ouve-se o mar

40 comentários:

Primas disse...

e eu orgulhosa de ti!

Gosto de ti :)

Beijinho

g. disse...

Uma verdadeira Poetisa!

My dear Luso-Sueca, apesar do texto ser EXCELENTE faltam algumas fotografias a ilustrar a viagem :)

Beijo de Bangalore!!

Papoila disse...

Com tanto sueco lindo e tu a chorar por latinos?!

Estás mas é doente, MARIA!!! :P

Primas disse...

produto nacional é q é bom :))

um português na suécia é o ideal!!

Lígia disse...

Ai pá! São tão sonsinhos, tão meninas. Acho que ainda precisam de umas liçõezinhas de cavalheirismo e romance.

Prefiro-os morenos, de barba rija, atitude decidida. Homens de sonhos impulsivos, que sofrem por amor e cantam serenatas à janela (isto existe mesmo?)

Mas tenho uns suequinhos para a troca, se quiseres :)

Primas disse...

existe :)

Papoila disse...

HAHAHA

Lindo! Pois existe!!!

Procura lá bem e não desesperes!

Se calhar precisas de voltar a Berlim para encontrares algum.... :P

g. disse...

Então pah!!!

O que é que se estás a passar aqui?

O grupo da Sonhadora, a Inocente e a.... a.... a Papoila :p

Lígia disse...

Papoila... no comments... :P

Vá vamos lá esclarecer isto... Como são os homens na tua terra? Bora esteriotipar os alemães. Ou então diz-me onde andam escondidos esses príncepes latinos.

E os outros dois não pensem que escapam, quero respostas!

Beijinhos e bom dia!

Papoila disse...

Simples, cara C12!

Os alemães são feios, porcos e maus!!!

Os latinos são fofinhos, mas se estás na Suécia... sê sueca, tens muito tempo prós latinos... ;)

Primas disse...

eu voto nos portugueses! têm qq coisa de macho latino, mas sem exagero. São educados, giros, bons valores...

altamente suspeito... eu sei!! mas a avaliar pela amostra que tenho visto... os portugueses ganham!!

a inocente sou eu? :)

Lígia disse...

Suspeito suspeito! Epa os portugueses continuam no topo do meu ranking... mas não quer dizer que não dê oportunidade às outras nacionalidades. Não me esqueci da aculturação!!! A AICEP mandou!

Mas para os moços portugueses, continuo a dizer que têm boa fama, e as suecas partilham a mesma opinião. Continuem o bom trabalho haha!!!

g. disse...

Boa!!

É sempre bom saber que temos boa fama!!

Sim Rute... és a inocente. copi o comentário que escreveste que me faz atribuir esse titulo:
"existe :)"
Isto foi a tua resposta à Lígia de Homem que sofre por amor e faz serenatas....
Eu chamei inocente mas estive quase quase quase para escrever ingenua :p

ahhahahah

Papoila,
"Feios porcos e maus?"
Isso é um elogio ou é um desdem?

g. disse...

Epah!!

Escrever depressa e não reler o que se escreve... dá borrada...

mas as meninas são very smart e percebem o que escrevi na mesma right?

Lígia disse...

HAHAHA... adoro a nossa classificação, Gonçalo!

Epa então estás-me a dizer que não existe um homem que faz serenatas, um eterno sofredor?

Partiste-me o coração...

Vou agora afogar-me nas minhas mágoas, com licensa.

Primas disse...

ingénua, inocente... maybe maybe!! Sou uma eterna sonhadora! Mas com noção da realidade!

Ligia... vamos para Portugal afogar as mágoas :))) The place to be!!

g. disse...

Detesto ser o portador de más notícias...

E olha, também não é o Menino Jesus que dá os presentes no Natal...

Bem, por hoje ficamos por aqui, porque tantas verdades aos mesmo tempo combinadas com o tempo escuro que se faz sentir em Malmo a pobre "Sonhadora" ainda fica deprimida :p

Nota: estão 25 graus lá fora, Sol e céu azulão.

Lígia disse...

Esta manhã já nevou, agora céu azul, mas um grau. :(

Primas disse...

aahah requintes de malvadez!!

mas espera... notícias do primeiro mundo... museus, teatro, ruas limpas... :)))

g. disse...

AHHAHAHA

Isso não vale Rute!!!

Mas bem, daqui a pouco vou à esplanada do escritório (que é MUITO LIMPA e ARRUMADA), beber um sumo natural de fruta e vou tomar um bom banho de Sol...

Ligia pensa assim ao menos tens neve :)

Agora a Rute... nem isso tem!
eh eh eh
(estou a ser mauzinho, i know i know!!)

Lígia disse...

És terrivel hehe.
Agora a Rute... Surpreendeu-me! És maquiavélica pá!

Tadinho do Gonçalinho e dos seus banhos de sol...

Eu hoje vou à Sauna sueca, por cima do mar!!! nanana na na naaaa!!!

Primas disse...

tudo bem... eu vou... estou indecisa... prado, rainha sofia? ou vou dar uma volta pelo retiro? hum... se calhar vou ao palácio... não vou comer uma tapas... aiii sei lá!! um jogo do real? hum... vou ao teatro... ou a um concerto? hummmm bem... logo dou notícias :P eheheh

TA disse...

Temos post comentado!!

Começou por elogios, passou por estereótipos e agora competição...temos meninas e menino aculturados?


Lá fora estão mais de 30 graus e estou com frio de fato e gravata, porque não sabem controlar o ar condicionado!!

Lígia disse...

Já so cá faltava este...

Olá cenourinha!!!

Mas isto é um chat?

Continuem, continuem :P

Lígia disse...

Ainda Gonçalo:

"Agora a Rute... nem isso tem!"

A Rute tem os machos latinos. Como eu tanto invejo.

g. disse...

XEEEEE!!!

Miuda!!

Isso é que são saudades!

E agora estou a perceber... a Rute está em Espanha daí ela não falar de forma tão "saudosista" dos latinos... Elas está rodeada deles!

Rute, das várias alternativas que apresentas deixa desde já dizer que ires agora para o Parque do Retiro deve ser má ideia... com o frio que aí deve estar ficavas logo constipada :p

Qto ao resto... pronto.. tens razão.
É tão giro o teu discurso! Estás a convencer-te que Madrid é um destino porreiro, neh?
(kidding, agora a sério eu gosto muito de Madrid e já te disse isto várias vezes!)

Tiago, ok ok estão 30 graus lá fora, mas pah, não metes inveja a ninguém :p estás em Luanda pah!

LUANDA!!!

Até a Índia com atentados terroristas e na eminencia de entrar em guerra com o Paquistão é melhor!!!

TA disse...

Gonçalo,

Quanto ao local não argumento muito! Se bem que Angola não é só Luanda e onde o homem não mexeu a beleza natural parece existir com abundância!

E indianas Gonçalo?
Portuguesas definitivamente!!

Lígia disse...

Sim Gonçalo,

Vais receber um cheque-noiva este natal da tua avó?

Quando podemos ir a um casamento indiano?

g. disse...

AHAHAHHA

Eu também tenho muitas saudades da minha Europa qto ao assunto "GAIJAS" (não só nesse assunto MUITOS outros..... mas bem, é nesse que estamos agora).

Somos uns sortudos por sermos Europeus!!! Ao menos quem escolhe somos nós! Se bem que os Indianos católicos também escolhem com quem casam (mas têm que ser católicos também...).

Gostei da referência ao comment do meu primo Ligia :p
Não a minha avó quer o melhor pra mim, por isso JAMAIS me ia dar um cheque prenda com cheiro a caril, ou a Tikka Masala ou a Biriani, ou WHATVER!! ODEIO COMIDA INDIANA!

Mas Tiago conta lá, e Matumbinas?

E Ligia se bem me lembro gostas de Indianos (ou Paquistaneses) neh?
Queres qtos pelo Natal?

Primas disse...

cheque-noiva!! ahahaha delicioso!!

sim, estou a tentar convencer-me que madrid é um excelente destino!! têm sido meses árduos de dedicação... mas continuo a achar que com tanto mundo, logo teria que me calhar madrid!


a ligia gosta dos portugueses :)) eu sei! eu sei!

TA disse...

Gonçalo,

Portuguesas sem qualquer hesitação!

Não vi o teu parecer critico sobre as indianas? (só conversa sobre as avós!)

g. disse...

Há miudas mto giras... são poucas, mas na noite e na TV qdo vês miudas giras são MESMO BOAS.

MAS durante o dia e na "daily live" devem estar escondidas em buracos porque não vejo NADA!

Mas mesmo assim já ouvi historias um pouco psicho com miudas/os Indianas/os que na verdade o que querem é assegurar a possibilidade de ter um passaporte Europeu... e então as coisas não correm bem.

Resumindo:
Indianas não. Pra ver está bem, mas mais que isso é melhor nem arriscar!

ai ai Europa..........

g. disse...

Rutinha,

Madrid é bom!!
(mão a bater no ombro como quem esteja a consolar)

:p

Primas disse...

Pfttt!!

Sabem o que é que eu acho? Que deviamos ir todos a Milão debater o assunto.. ou Roma. Ai Roma! :)

Quem está cmg? :))

Papoila disse...

Bem uma pessoa fica sem internet durante umas horas e perde logo o fio à meada...


Aqui esteve a nevar o dia todo, e está 1ºC.

E o meu comentário é só pra dizer que os alemães são uma merda, não se aproveta nenhum! :P

Já os SUECOS têm mto que se lhe diga!!!

Lígia disse...

A serio???

Epa desculpa lá! Enquanto aqui estive já conheci uns alemães bem jeitosos!!! Pena ser só de passagem... E aquele sentido de humor alemão maravilhoso???

Só se as belezas alemãs não vêm de Berlim....

Mas Berlim e uma cidade muito internacional...

E suecos jeitosos... sim há uns quantos... pouquinhos... assim aqueles mais alternativos, com os óculos... Mas é preciso atravessar a sua personalidade fria e superficial hehe...

g. disse...

ahahahha
Bos forma de rematar a Conversa Rute!

Fazer um plano onde já sabes que eu não posso participar!

É verdade que estou desterrado, mas fogo!!
Não precisas de me lembrar!

Pronto, já percebemos. A papoila conhece um Sueco e tem um crush.

g. disse...

hummmm

a Ligia já está expert em suecos...

Primas disse...

hum... vamos lá rematar isto... produto nacional!! e mais nada!

vais a Portugal fazer um estudo de mercado e depois vais com ele para a Suécia! Assim, ficas com o melhor dos dois mundo... um latino, num país de primeiro mundo :))

só teorias!! n se vê nada!!

Lígia disse...

Resolvi rematar com um último comment para chegar aos 40 (numero redondinho é mais bonito) e para não deixar a Rute a falar sozinha.

Tens umas teorias interessantes. Como tudo na vida, acho que o melhor é deixar de planear. Como já devíamos ter aprendido com o INOV, o acaso é a melhor surpresa.

E com esta conclusão sábia e um tanto idiota me retiro, gentes sonhadoras.

Beijinhos e em breve fotos de Milão, de Hamburgo (ainda em falta), de Estocolmo e da manifestação anti nazi no dia de Advento. (Quando tiver um dia aborrecido em casa para as passar para o PC, o que está a ser difícil :P)

Xau pessoal!!!!