domingo, 25 de janeiro de 2009

Glassfabriken


Nas mesas caoticamente organizadas dispõem-se pratos verdes, azuis, migalhas e guardanapos. Dispõem-se, à sua volta, pessoas organizadamente caóticas. Um pequeno mundo alternativo, num país de regras e rigores. As paredes irregulares, os quadros pendurados, os sofás coçados de todas as gentes que por aqui passaram, e uma grande estrela recortada no estuque, lembram-nos um qualquer espírito revolucionário. No ar, trocam-se conversas, entre velas e um ar húmido, e uma cor laranja que nos aquece a alma. E, nos olhos, pensamentos, tantos pensamentos.

À minha frente um casal “left wing”, com 2,5 pequenas meninas, discute, numa conversa instantânea, assuntos de alpinismo e tecnologia. À minha esquerda, grupos de amigos comem, falam ou, apenas, ficam. Ouve-se sueco e inglês. E à minha direita os meus companheiros continuam, fluentemente, a conversa em inglês com o casal “left wing”, tão prestável e simpático.

E assim se vive um domingo, neste lugar já tão comum e tão meu. Em mim resta um cansaço que me percorre o espírito como um suspiro e uma vontade de não falar, de não pensar, mas, tanta, de partilhar. De deixar que vida flua como o dia que corre, sem planos nem projectos, sem jogos nem estratégias, apenas com uma paz… a paz silenciosa de uma tarde de domingo.

No número 16 da rua "Kristianstadsgatan", como em tantas outras ruas por tantas outras cidades deste mundo, vivemos um momento. Uma coisa qualquer sem importância. Mas entre nós, com importância, atamos laços que ficam, e lições que se aprendem… Fluentemente, como o dia que passa, sem sequer perceber, construímo-nos, aprendemos, crescemos… E, seremos, no amanhã do dia que passa, um reflexo silencioso desta tarde de domingo…

Ao som de: The undertones - Teenage Kiks

6 comentários:

Papoila disse...

ai... esses suecos...

Dinis disse...

quero ver ai um post do fim de semana de ROCK que nos tivemos :D

eheh

Lígia disse...

Sim Senhor! ;) Em construção...

Dinis disse...

faltam as nossas fotos de sabado :)

ehehe

Primas disse...

oh um momento! gosto dos momentos que parecem simples... mas tão cheios de uma riqueza que só eu conheço!

jorge disse...

vi o Micah cá em Madrid.

Weinland - La lamentor
Ry Cooder - i, flathead
Hyacinth House - Black crows' country

*