terça-feira, 12 de agosto de 2008

Helsimborg e Helsingør

Tive que ir a Helsiborg a semana passada, aproveitei para conhecer a cidade. Fica a uma hora de Malmö e vale a pena. Encantei-me! Estava sol e a cidade mostrou-se airosa e elegante. Uma baixa lindíssima, com casas e cafés perdidos no tempo, castelos de contos de fadas e torres antigas... Ainda passei por alguns sujeitos vestidos à século XVIII a tocar nas ruas, e assisti a um concerto de piano numa igreja. Helsimborg era, antigamente, Dinamarquesa, e parece que depois de uma guerra, há muito tempo atrás, passou para a Suécia...

Depois apanhamos uns barquinos para Helsingør, que já fica na Dinamarca, do outro lado do mar, nos quais num trajecto de 20 minutos as pessoas andam a comprar tabaco e álcool que nem umas malucas, porque não pagam impostos! Chegando a Helsingør, casas de álcool por todo o lado! (já que na Suécia só o Estado pode vender vinhos e na Dinamarca é mercado livre) Fora isso também adorei a cidade, que desse lado parecia uma cidade em miniatura, de bonecas. Tem também um castelo muito lindo à entrada.


Para variar, esqueci-me da máquina fotográfica, então saquei umas fotos da net. As três últimas da direita são dos tais barquinhos (que por dentro são verdadeiros cruzeiros) e da entrada em Helsingør.

Fui uma boa guia?

Sem comentários: