domingo, 29 de junho de 2008

Estagiária solitária

Manual de sobrevivência para INOVs que tenham sido enviados sozinhos para um país - colectânea de conselhos recolhidos nestes últimos dias:
  1. Não ficar por casa! Abrir o mapa e sair à descoberta;
  2. Se for preciso sair sozinho, sair;
  3. Fazer muita pesquisa! Net, blogs com a palavra chave do nosso país, fóruns, etc... Arranjar contactos;
  4. Procurar a associação de imigras cá do sítio para ter onde comer pastéis de bacalhau e ver jogos de futebol;
  5. Pesquisar qual o bar mais internacional cá do sítio, ir sair à noite sozinho e depois começar a meter conversa à papo-seco com a malta que anda por lá;
  6. Não deixar passar uma única pessoa que fale portugês sem meter conversa. Ou espanhol, italiano, francês, grego...
  7. Quando encontrar uma pessoa no meio da rua com um mapa na mão e um ar perdido, meter conversa - essa pessoa está no mesmo estado de desespero que nós;
  8. Método sanguessuga - Ficar muito amigo de um local e ganhar confiança para que essa pessoa nos apresente à malta toda;
  9. Comprar um autocolante com a bandeira de Portugal e colar na mala;
  10. Método sueco (não sei se recomendo): entrar em aulas de dança latina ou tango só para poder tocar em pessoas - não estou a brincar, é verdade, estes gajos são doidos!
  11. Definitivamente não andar a comprar coisas só para poder conversar um bocadinho com as pessoas da loja! Palavras de quem já andou a estoirar orçamento sem sentido nenhum! Não vale a pena!!!
  12. Manter sempre um sorriso!
Obrigada (Pedro, Chey, malta de Copenhaga, JP e Bárbara pelos conributos, e ao Mário por se ter xibado da cena des lojas!)
Estão a ver o meu estado de desespero??? Ahhh isto agora vai ter que dar uma volta! Ainda não puz muito em prática aqui os mandamentos, mas depois de uma semana quase aqui meio abandonada, vou ter que me lançar à selva!!! É o salve-se quem puder!!!

Sem comentários: