sábado, 28 de junho de 2008

Aculturação

Faz uma semana que cheguei e ainda não me perdi na Suécia! Parece que a minha habitual falta de sentido de orientação só existe em Portugal!



Então, por cá tenho andado, hoje fui dar um passeio para conhecder um pouco melhor as ruas deste lugas. Descobri largos e pracetas, edifícios cobertos de hera, muitos jardins, lojas lindas, muito trendy (vais adorar Mariana!), e imensos cafézinhos onde apenas apetece deixar-se ficar... Fui-me deixando levar pelas ruas onde durante este fim de semana está instalado um mercado de artesanato e comida internacional... Delicioso!



Apesar de morar no centro histórico, descobri que o centro da cidade cresceu para fora dessa área. Hoje as lojas, restaurantes, as pessoas, espalham-se em ruas e avenidas, por isso ainda tenho muito por descobrir!


Estou em fase de aculturação. E se, por um lado, não sinto com grande intensidade o choque cultural, acredito que o esforço de aculturação terá que ser grande. Sendo eu uma pesoa muito "latina", que adora o espírito de grupo, a desordem, o barulho e confusão, que vive o impulso, terei que me habituar à calma Sueca! E para mim este será o maior desafio. Por estes lados as pessoas são muito atenciosas, mas demasiado tímidas! Criar uma relação de amizade por estes lados exige muito esforço e dedicação. Para além disso existe uma cultura demasiado individualista, cada um segue a sua vida sem incomodar a dos outros... Mas eu quero ser "incomodada"!


Assim, Lígia Maria vagueia pelas ruas da Suécia. Os sentidos atentos a qualquer sinal, a qualquer deixa, desculpa para meter conversa! A minha vida agora está entregue às coincidências das pessoas que vou encontrando no caminho, a um sorriso ou um olhar mais convidativo. Obrigar-me-ei a deixar a vergonha de lado e agarrar cada momento!


Aqui ficam umas fotos para saberem por onde ando:

Numa das praças principais, a beber um chocolate quente...



Bem pertinho do trabalho... Lilla Torg


Muitas flores! Mercado de rua ainda em montagem...



Um dos canais da cidade



Céu azul! Um luxo que não irá durar muito tempo :S



Bicicletas, bicicletas por todo o lado!!!
Tenho que tirar mais fotos!

Sem comentários: