segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tête à tête

Malmö

"Não é o sol que me aquece.”, disse-me ela. Já tinha pensado nisso, era mais uma coisa que tínhamos em comum. O facto de termos, noutros tempos, em outros lugares, partilhado algo. Pelo facto de termos existido algures noutra realidade que parece um sonho, e agora, aqui, voltadas, regressadas, inesperadamente mudadas. E numa tarde de café, esta conversa comum, entre decisões inconscientes que nos transformam o rumo da vida em segundos. Em Lisboa, um sol ofuscante, um dia quente de início de Primavera, o parque do Estádio Universitário com árvores verdes e cheiro a ervas estaladas do sol. Não queremos estar aqui. Lembramo-nos de uma outra inocência, uma alegria e vivências autênticas. Os nossos instintos mais primordiais, mais despertos, os olhos mais brilhantes, e atentos. E achamos que as ruas de Copenhaga num dia de chuva eram mais coloridas que este parque ofuscado pelo sol. Não entendemos o nosso fado: o privilégio de estar, nesta altura, no cantinho mais abençoado do mundo, e ainda assim querer trocar tudo por um dia de chuva, um dia de neve, e meses e meses sem a luz do sol. " Não é o sol que me aquece". É verdade. E hoje, medem-se os sacrifícios, traçam-se planos, pondera-se entre o passado e o desconhecido, reconhecemo-nos uma na outra e percebemos que, cá dentro, houve algo que mudou, e voltámos com mais uma característica: a capacidade de aquecer com o gelo.


…à Ângela.

3 comentários:

Papoila disse...

hmmm... agora deixaste-me a pensar... :|

Primas disse...

"não é o sol que me aquece" definitivamente! sinto-me capaz de trocar tudo por qualquer outra coisa que me faça sentir mais... eu!

Primas disse...

devo corrigir... trocar tudo não é literal! há os pilares que levamos para onde formos e esses são os emocionais e incondicionais! depois há a realização a diferentes níveis... e a que me falta completar (parece um puzzle com as peças perdidas pelas difernetes divisões da casa) é o profissional. Não é o dinheiro que me move, é a vontade de realizar a minha vocação!